O debate vai contar com a participação de parlamentares da Casa, do ex-ministro Ciro Gomes, do senador Cid Gomes (PDT-CE) e dos deputados federais André Figueiredo (PDT/CE) e Mauro Filho (PDT-CE).
“A reforma terá um impacto inequívoco sobre todos os cidadãos brasileiros. Aprofundar questões como a idade mínima para a aposentadoria, o tempo de contribuição, o cálculo do benefício e o limite progressivo entre aposentadorias e pensões, entre outros pontos, é dever da nossa sociedade”, avalia Evandro Leitão.
Segundo o parlamentar, para dar pluralidade ao debate, foram convidados representantes de diversas entidades: Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, União dos Vereadores do Ceará (UVC) e Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).
Também foram convidados o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), entre outros.
A reforma da Previdência (PEC 6/19) tem mobilizado a sociedade e o Parlamento brasileiro. O assunto foi tema de debate na terça-feira (12/03), durante a terceira edição do Papo com Mulheres, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, o evento discutiu os impactos das mudanças propostas na vida das mulheres.
O assunto também foi abordado pela Comissão de Agropecuária, na segunda-feira passada (11/03), com palestra do ex-ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gaba, e atendeu requerimento do deputado Moisés Braz (PT). A AL sedia ainda debate sobre o tema nesta quinta-feira (14/03), promovido pelo gabinete do deputado Carlos Felipe (PCdoB).
AL CE