Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A atriz Léa Garcia faleceu aos 90 anos de idade, vítima de um infarto, na cidade de Gramado. Léa Garcia estava programada para receber o Troféu Oscarito durante a madrugada desta terça-feira (15), como homenagem na 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. Seu filho e empresário, Marcelo Garcia, confirmou ao g1 que ela sofreu um infarto e foi encaminhada ao Hospital Arcanjo São Miguel, mas infelizmente chegou ao hospital já sem vida.
A notícia do falecimento foi anunciada por meio de uma publicação em sua conta oficial no Instagram (veja abaixo). A organização do Festival de Cinema de Gramado informou que eventuais mudanças na programação serão divulgadas em breve, ressaltando a conexão de Léa Garcia com o festival e seus quatro Kikitos conquistados ao longo de sua carreira.
Léa Garcia acumulava uma impressionante trajetória artística com mais de 100 produções em seu currículo, abrangendo cinema, teatro e televisão. Seus feitos incluem a conquista de quatro Kikitos por filmes como “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”. A atriz deixou sua marca em papéis memoráveis em obras como “Selva de Pedra”, “Escrava Isaura”, “Xica da Silva” e “O Clone”. Ela desempenhou um papel fundamental na quebra das limitações de personagens anteriormente reservados para atrizes negras.
Zezé Motta, também agraciada com o Troféu Oscarito em 2007, descreveu Léa Garcia como uma “inspiração” e uma “estrela”, lembrando de sua gentileza e talento. A tradicional honraria do Troféu Oscarito, concedida desde 1990, reconhece a notável contribuição de artistas para o cenário cinematográfico brasileiro.