Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No Programa Novo Dia desta quinta(20) o programa Busca Ativa Escolar, foi tema de entrevista. A ação que tem o objetivo de garantir o acesso a educação para alunos em situação de abandono escolar ou possível abandono. Na entrevista o coordenador municipal do Busca Ativa Escolar, José Adailson Barbosa e a diretora da Escola de Ensino Médio Epitácio Pessoa, Glaubenir Alcântara, falaram sobre a importância de manter os alunos próximos do ambiente escolar, mesmo á distância.
Diante da necessidade de distanciamento social neste momento de pandemia as atividades escolares tem sido feitas de forma remota, o que representa um grande desafio para a educação. Desde o inicio da pandemia, em 2020, as escolas tem funcionado na modalidade à distancia, porém diante das adversidades alguns alunos acabam não tendo uma participação ativa nas aulas virtuais, seja pelo distanciamento, dificuldades com o acesso a internet, etc.
O Busca Ativa é uma estratégia que busca reverter esta situação reaproximar os alunos das atividades escolares a partir do registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
O coordenador do Busca Ativa no município de Orós José Adailson destacou a importância da iniciativa “sabemos que vivemos uma momento delicado, mas a educação não parou e precisamos que os alunos não parem. As escolas e professores se reinventaram e precisamos que os alunos participem das aulas, façam as devolutivas para o professor, para que assim a educação seja efetivada”.
A estratégia faz relatórios junto às escolas para identificar alunos em situação de abandono ou possível abandono escolar para a partir daí “resgatá-los” para o ambiente escolar e assim garantir os direitos á educação para os meninos e meninas.
A direta da Escola de Ensino Médio Epitácio Pessoa Gleubenir Alcântara destacou que “As aulas continuam de forma remota e nós precisamos fazer com que todas as nossas crianças e nossos jovens estejam engajados. Nossas ações estão sendo voltadas para visitas, atividades impressas para alunos que não tem acesso a internet. os alunos precisam estar matriculados para ter acesso a chips de dados para acesso a internet e em breve a escola também estará recebendo tablets para facilitar o acesso dos alunos às aulas remotas”.